As Compras Públicas e os Pequenos Negócios são fatores essenciais para o desenvolvimento da economia local.
Estimativas indicam que o mercado das compras governamentais brasileiro movimenta por volta de R$ 400 bilhões por ano. Sabemos também que os pequenos negócios são os principais responsáveis pela geração de emprego e distribuição de renda nos setores formal e informal da economia brasileira.
Nesse passo, é pública e notória a necessidade de se condensar os dois temas: compras públicas e pequenos negócios.
Estimular a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas representa, no mínimo, aumento da circulação de riquezas na localidade, fortalecimento do empreendedorismo, geração de empregos formais na localidade, potencializar a geração de outros negócios para o mercado local, incremento dos pequenos negócios, geração de crescimento da economia e aumento na arrecadação de tributos.
Ser Programa de Governo é essencial
Governança pública não é mera gestão. Tampouco se confunde com a simples administração do município.
Este Projeto apresenta solução estratégica, legítima e inovadora para impulsionar o desenvolvimento local tão necessário ao Município.
E é a inserção deste projeto no Planejamento de Longo Prazo – PPA -, que fará da política pública um elemento de maior consistência e elo de ligação entre as necessidades sociais e as ações governativas, protraindo-se no tempo como é necessário à continuidade de programas tais.
Os Municípios são dotados de atribuições e competências constitucionais e legais diversas, plurais e multifacetárias. Por isso, estão vinculados a propiciar o bem viver aos seus cidadãos e cidadãs.
Considerando os resultados obtidos a partir das ações contempladas tão logo este Projeto, seja colocado em marcha, a Administração Pública poderá fomentar o desenvolvimento Humano, Econômico, Social e Local.